metrologia
Um Breve Histórico
Antes de iniciarmos o estudo de metrologia, vamos mostrar como se desenvolveu a necessidade de medir, e os instrumentos de medição.
Nesta disciplina você vai entender a importância das medidas. Por isso, o título Metrologia, que é a ciência das medidas e das medições.
As unidades de medição primitivas estavam baseadas em partes do corpo humano, que eram referências universais, pois ficava fácil chegar-se a uma medida que podia ser verificada por qualquer pessoa.
Foi assim que surgiram medidas padrão como: a polegada, o palmo, o pé, a jarda, a braçada e o passo (isso a cerca de 4000 anos atrás).
O côvado era uma medida padrão da região onde morava Noé, e é equivalente a três palmos, aproximadamente, 66 cm.
Medidas antigas
Os egípcios usavam como padrão de medida de comprimento, o cúbito: distância do cotovelo à ponta do dedo médio.
A metrologia aplica-se a todas as grandezas determinadas e, em particular, às dimensões lineares e angulares das peças mecânicas.
Nenhum processo de usinagem permite que se obtenha rigorosamente uma dimensão prefixada. Por essa razão, é necessário conhecer a grandeza do erro tolerável, antes de se escolherem os meios de fabricação e controle convenientes.
A metrologia aplica-se a todas as grandezas determinadas e, em particular, às dimensões lineares e angulares das peças mecânicas. Nenhum processo de usinagem permite que se obtenha rigorosamente uma dimensão prefixada. Por essa razão, é necessário conhecer a grandeza do erro tolerável, antes de se escolherem os meios de fabricação e controle convenientes.
Terminologia
Metrologia/ Instrumentação
Inicialmente, vamos estabelecer a definição a dois termos atualmente bastante citados, mas entendidos dos mais diferentes modos:
Metrologia é a ciência da medição. Trata dos conceitos básicos, dos métodos, dos erros e sua propagação, das unidades e dos padrões envolvidos na quantificação de grandezas