Metrologia
Tacômetro. Pode ser chamado também de conta-rotações, conta-voltas ou conta-giros.
2- Resolução/Valor de uma divisão
É um instrumento de medição do número de rotações (geralmente por minuto, RPM).
3- Leitura
- Tacômetro RPM através de laser (modelos TC-5010 e TC-5030) O princípio de funcionamento do tacômetro ótico é baseado na emissão de um facho luminoso (laser), que ao ser refletido pelo objeto em rotação é detectado e contado a quantidade de reflexos por segundo. Desloque a chave seletora de função para a posição “RPM”. Aplique um pedaço de fita adesiva refletiva no eixo a ser medido. Na falta da fita, pode ser usado qualquer tipo de papel ou plástico branco ou prateado, desde que seja convenientemente fixado ao eixo. A dimensão do pedaço de fita refletiva deverá ser de aproximadamente 12mm. A dimensão da área não refletiva deverá ser sempre maior que a da área refletiva.
Caso o eixo seja polido e refletivo aplique uma fita isolante preta ou pinte de preto um anel no eixo, antes de aplicar o pedaço da fita refletiva. O eixo deverá ser limpo e desengordurado antes de aplicar a fita refletiva.
Caso o eixo tenha uma rotação inferior a 50 RPM, é aconselhável colocar mais de um pedaço de fita refletiva, para aumentar a exatidão da leitura. Por exemplo: Ao se colocar dois pedaços de fita espaçada uma da outra, a leitura da rotação no visor do tacômetro será o dobro da rotação real do eixo. Deve-se, portanto dividir o valor da leitura por dois, para obter o valor correto da RPM. Aperte e mantenha pressionado o botão lateral do tacômetro para ele começar a emitir o raio laser. Direcione o raio laser de tal forma que ele reflita na fita refletiva e retorne para a lente do tacômetro. Aguarde alguns segundos até que a leitura estabilize e solte o botão lateral. Para ler o valor da RPM, pressione o botão “MEM”.
O tacômetro TC-5010 tem um modo de funcionamento para