METROLOGIA
Campus Itabirito
TRABALHO
DE
METROLOGIA
Itabirito
2011
A MÁQUINA UNIVERSAL DE MEDIR
A máquina universal de medir corresponde às mais altas exigências de laboratório. Ela permite medir em coordenadas retangulares e, por meio de acessórios adicionais, também uma terceira coordenada, possibilitando, assim, a verificação não só no plano, mas também no espaço. Medições angulares são feitas com o uso da mesa circular e dos cabeçotes divisores.
Todas as medições são realizadas com réguas padrão, e as respectivas leituras são observadas no microscópio micrométrico ou no contador digital.
Graças a seus acessórios, são varias as possibilidades de emprego da maquina de medir. Ela presta bons serviços na calibração de calibradores e de ferramentas de todos os tipos. Além disso, é utilizada durante a fabricação, ou antes, da montagem de peças ou de agregados.
MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS
1- IMPORTÂNCIA
Ao longo de alguns anos ocorreu intensivo desenvolvimento tecnológico nos processos de usinagem das peças, destacando-se o surgimento dos centros de usinagem com comando numérico.
Paralelamente, refinaram-se as exigências quanto à conformidade geométrica dos componentes de sistemas mecânicos resultando em especificações mais severas de projeto, de modo a garantir um elevado desempenho funcional dos mesmos. Pelo não desenvolvimento da tecnologia de medição no mesmo ritmo, criou-se uma defasagem tecnológica a tal ponto, que o controle de certas peças tornava-se extremamente difícil e economicamente inviável.
A aplicação racional da tecnologia de medição por coordenadas tornou-se viável com o desenvolvimento dos computadores que passaram a ter:
- enormes potencialidades matemáticas;
- flexibilidade de comunicação e conexão com um processo;
- resistência a ambientes industriais;
- pequeno porte e baixo custo.
Através de uma máquina de medir por coordenadas (figura 9.1)