Metoologia
EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
IDENTIFICANDO CAUSAS E PROPONDO
ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO
Maio/2008
Elaine Maria dos Santos USP/SC-Unicentro elaine-maria@uol.com.br
Maria Eliza Tomotake UNICENTRO tomotake@unicentro.br
José Dutra de Oliveira Neto FEARP/USP dutra@usp.br
Edson Walmir Cazarini USP/SC cazarini@usp.br
Elenise Maria de Araújo USP/SC elenisea@sc.usp.br
Selma Regina Martins Oliveira USP/SC selmaregina@webmail.uft.edu.br
Categoria - Pesquisa e Avaliação
Setor Educacional – Educação Universitária
Natureza – Descrição de Projeto em Andamento
Classe – Investigação Científica
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo identificar as causas da evasão em um curso de Ciências Biológicas a distância, ofertado por uma universidade pública, bem como propor estratégias de prevenção. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa descritivo-exploratória, criou-se um roteiro de entrevista semi-estruturada, que foi realizada via telefone. Utilizou-se a análise de conteúdo para categorização das respostas. A amostra foi composta por 37 estudantes desistentes do referido curso. Os resultados apontam um conjunto de fatores determinantes para a evasão, em sua maioria ligada aos aspectos pessoais e poucos relacionados ao curso. As estratégias propostas buscam ações corretivas e preventivas para os pontos fracos dos diferentes aspectos.
Palavras-chave: evasão; EaD; estratégias.
2
1- Introdução
Atualmente, percebe-se uma busca constante por novos conhecimentos, de forma que o aprender continuamente tornou-se imperativo.
E por esta razão, os processos de ensino e aprendizagem se redefinem para atender a realidade atual. Nesse cenário, surge a Educação a Distância (EaD) de forma renovada e revitalizada, aliada a ela têm-se as tecnologias de informação e comunicação, que rompem-se as barreiras de espaço e tempo.
Neste sentido, o estudante torna-se co-responsável pelo seu processo de aprendizagem, construindo conhecimentos e