Metologia cientifica e da pesquisa
No Brasil era obrigatório ter todos os níveis de ensino fundamental e médio completos para poder frequentar a universidade.
Conclusão
Conclui-se então que as universidades hoje sofrerão muitas transformações, mostrando que cada país, cidade ou estado abraçava uma maneira de estudo totalmente diferente.
Elas ganharam corpo, principalmente na Idade Media. Enquanto o Brasil ainda estava no período colonial, não possuía cursos superiores, mas com a chegada do Rei, alguns cursos foram criados, para uma melhor educação brasileira.
Durante o renascimento do século XVII surgiram, na Europa, as primeiras universidades.
Em uma definição mais abrangente, a academia fundada em 387 a.C. Pelo filósofo grego Platão no bosque de Academos próximo a Atenas, pode ser entendida como a primeira universidade. Os estudantes aprendiam filosofia, matemática e ginástica. Não era realmente uma universidade, pois, cada pensador fundava uma escola para repassar seus conhecimentos, não para debatê-los. Contudo só na Idade Média foi que as universidades ganharam corpo e foram estabelecidas pela Igreja Católica onde seus alunos aprendiam disciplinas relacionadas com a fé, como a teologia, filosofia e idiomas.
As primeiras universidades da Europa foram fundadas na Itália, bem como os cursos de direito, medicina e teologia. Antes disso, instituições semelhantes existiam no mundo islâmico, na qual a mais conhecida era a do Cairo. Na Ásia, a instituição de ensino superior mais importante era a de Nalanda, em Bihar, na Índia. Na Europa,jovens caminhavam-se a universidade