Metodospalmira

475 palavras 2 páginas
PROGRAMA “DE VOLTA PARA CASA” – REINTEGRAÇÃO SOCIAL PARA PESSOAS ACOMETIDAS DE TRANSTORNOS MENTAIS EGRESSOS DE INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA

INTRODUÇÃO

A Reforma Psiquiátrica é um processo político e social complexo composto de instituições e forças políticas de diferentes origens, governos federal, estadual e municipal, nas universidades, no serviço de saúde, nos conselhos profissionais, nas associações de pessoas com transtornos mentais e seus familiares.
É no cotidiano da vida das instituições, dos serviços e das relações interpessoais que o processo da reforma psiquiátrica avança, marcado por impasses, tensões, conflitos e desafios.
O processo de desinstitucionalização de pessoas com longo histórico de internação psiquiátrica avançou significantemente. Através do Ministério da Saúde, foram criados mecanismos seguros, como o Programa “ De Volta para Casa” , que será aprofundado nesse estudo, e a expansão de serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos, como os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e as Residências Terapêuticas.
Notamos em alguns estudos, que pacientes que permanecem por longos períodos internados têm os vínculos familiares, as trocas sociais e afetivas fragilizadas, além de prejuízos materiais e financeiros e as repetidas e constantes reinternações.
Além disso, o despreparo e a falta de treinamento dos profissionais que atuam na reabilitação psicossocial são citados constantemente por diversos autores.
Com tantas dificuldades e barreiras a romper na saúde mental, a problemática é saber se esses sujeitos egressos de longas internações são inseridos e orientados nos benefícios e programas de reintegração social, como o Programa “De Volta para Casa”?
A relevância do nosso trabalho dá-se pela falta de estudos sobre o tema. Nosso objetivo é detalhar o Programa “De Volta para Casa” e sua importância na reabilitação e reinserção social.
Nosso campo de estudo será o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) localizado no bairro do Ipiranga, cidade

Relacionados