Metodos geis
Este trabalho visa explicar resumidamente Métodos Ágeis. Um conjunto de métodos e conceitos para projetar o desenvolvimento de um software.
Método ágil é uma forma de desenvolvimento em que se dá mais valor nas interações com indivíduos, a conversa “face-face”, a troca de ideias para descobrir o que o cliente realmente precisa, sempre com os programadores e seus clientes em constante comunicação. Se dá menos valor aos processos e às ferramentas, são efetuadas mais mudanças do que um plano fixo.
Utilizando métodos ágeis, a maior preocupação são softwares funcionais sendo entregues frequentemente e em curto espaço de tempo. Mudanças constantes no desenvolvimento, visando um melhor software para o cliente. Pouca documentação, somente é documentado o necessário. Como dito anteriormente, comunicação constante entre os desenvolvedores e o cliente, novos requisitos podem ser adicionados até mesmo em uma etapa avançada do projeto. Trabalhos simples, porém com bom design e excelência técnica. De tempos em tempos a equipe reflete sobre o projeto e ajusta seu foco.
Algumas das metodologias ágeis:
XP (Extreme Programming):
Inclui um conjunto de regras, elas são, planejamento, projeto, codificação e teste.
Durante o planejamento, os clientes descrevem características e funcionalidades do software pretendido separadamente por ordem de prioridade, estes são chamados “histórias”. Os desenvolvedores analisam e geram o custo e o tempo de desenvolvimento para cada história. Caso a história demore mais de 3 semanas para ser desenvolvida o cliente tem que dividi-la em duas histórias. Todas as histórias são implementadas rapidamente, dando prioridade para as de maior custo e risco. Durante o desenvolvimento as histórias podem ser alteradas, modificadas, excluídas ou até mesmo adicionadas novas histórias.
O projeto é sempre desenvolvido com métodos simples. As responsabilidades são divididas, porém todos contam com a ajuda de todo o time de programadores.
Cada história é