metodos de pesquisa
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Manoel da Silva Albuquerque
A Importância do Sistema de Controle Financeiro dentro da Pequena Empresa
BEBEDOURO
2006
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros. Os recursos supridos pelos proprietários e pelos credores das empresas encontram-se aplicados em ativos utilizados na produção e comercialização de bens ou na prestação de serviços.
A administração financeira tem sido de importância crescente para as empresas de pequeno e médio porte, pois o sucesso empresarial demanda cada vez mais o uso de práticas financeiras apropriadas.
Dentre os vários desafios enfrentados pela empresa familiar brasileira na busca da sobrevivência, competitividade e longevidade, há fatores que são estáticos (taxa interna de retorno, payback, índices financeiros), e também existem fatores dinâmicos (tecnologia, conhecimento, qualidade), que influenciam o destino dessas empresas.
O ambiente organizacional modifica-se com uma velocidade extraordinária, onde a globalização é seu exponencial máximo e traz consigo efeitos muito fortes sobre as organizações. Descentralização, terceirização, diminuição de níveis hierárquicos, atuação em pontos geográficos distantes, vínculos de trabalho muito diferentes são alguns dos fatores dinâmicos que exigem que as organizações cuidem dos seus verdadeiros ativos reais com muito mais empenho nos próximos tempos. É por esses motivos principais que, nos dias de hoje, gerenciar corretamente as capacidades existentes é de vital importância para o sucesso da empresa.
Quando se aprofunda o estudo das organizações, verifica-se uma estrutura complexa de relações dinâmicas e diferenciadas. Embora os dados quantitativos sejam necessários para comparar certos aspectos, é necessário também obter informações