Metodos de biosseguranca
Alguns objetivos da Biossegurança:
a) Prevenir o aparecimento de doenças;
b) Programar, orientar e verificar realização de imunizações para minimizar o risco de infecção;
c) Providenciar diagnósticos em caso de infecção ocupacional;
d) Avaliar a eficiência das medidas de proteção e prevenção.
MÉTODOS:
HIGIENIZAÇAO: higienização é reconhecida mundialmente como uma medida primária, mas muito importante, no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções nos serviços de saúde.
USO DE MASCARAS, TOUCAS E LUVAS
MASCARAS: Esta serve primeiramente para proteger a mucosa de qualquer contaminação no momento do procedimento, gerados pela fala, tosse ou espirro.
TOUCAS: Recomenda-se que os cabelos devem estar todos presos embaixo da touca, sem nenhum cabelo aparente, e assim, ao retirar a touca o profissional deve puxá-la da parte superior da cabeça em direção as costas evitando assim, que o cabelo caia no cliente.
LUVAS: coloca que o uso das luvas, é uma medida de proteção tanto para o esteticista como para o cliente, já que veta qualquer possibilidade de contato com secreções, mucosas e fluidos do cliente ou profissional, através do contato manual, elas devem ser trocadas a cada cliente ou no caso de perfurações ou rompimento das mesmas. O profissional deve realizar uma boa higiene das mãos antes mesmo de colocar a luva, para evitar que a luva sofra alguma contaminação.
ASSEPSIA, DESINFECÇAO E ESTERILIZAÇAO DOS ARTIGOS:
- As toalhas devem ser de uso individual (para cada cliente), e devem estar perfeitamente limpas, e de preferências desinfetadas.
- Materiais perfuro cortantes devem apresentar-se estéreis, de preferência em estufa (170 C por 15 minutos).
- Os lençóis que cobrem as macas devem ser trocados a cada cliente. De preferência descartáveis.
- Alguns artigos de uso