Metodos contraceptivos
Contém grande quantidade de hormônios (levonorgestrel), que cria um ambiente desfavorável aos espermatozóides e também evita a ovulação. É utilizada em casos de emergência, como um furo na camisinha, ou vazamento de esperma, etc. Não deve ser utilizada com muita frequência, pois pode desregular o ciclo menstrual. Eficácia de 99,9%. Deve ser tomada em até 4 dias após a relação sexual, após esse período, a eficácia da pílula cai bastante. Ela somente previne a gravidez de relações sexuais anteriores, não futuras.
Como usar Pílula do dia seguinte ?
Existem pílulas do dia seguinte que possuem um ou dois comprimidos. É importante que você tome o primeiro (ou único) comprimido em até 72 horas após a relação sexual e o segundo (se houver), após 12 horas da ingestão do primeiro.
Espercimidas
O que é Espermicida? Espermicida é uma substância, colocada na vagina da mulher, nos preservativos ou mesmo no Diafragma, que podem matar e/ou imobilizar os espermatozoides, impedindo assim a fecundação. A substância ativa pode se apresentar em forma de geleia, cremes, espumas, comprimidos e filmes, que são colocados na vagina com objetivo de matar e/ou imobilizar os espermatozoides. Cabe ao(à) profissional de saúde informar e orientar sobre os critérios médicos de elegibilidade, que irá dizer se a pessoa pode ou não usar este método anticoncepcional, caso tenha sido escolhido.
Como se usa o Espermicida? Os espermicidas devem ser colocados no fundo da vagina com os dedos ou utilizando o aplicador, antes de cada relação sexual. A espuma, geleia ou creme podem ser colocados imediatamente antes das relações sexuais. Outros tipos, como o filme e/ou o comprimido, precisam de mais tempo, pelo menos 10 minutos antes da penetração. É um método de eficácia muito baixa, quando usado sem outro método anticoncepcional. De cada 100 mulheres usando o método no período de um ano, 6 a 26 poderão engravidar. Usado com