Metodos contraceptivos
CAMISINHA Método: Um revestimento fino, de látex, vinil ou produtos naturais (de animal), que podem conter espermicidas para maior proteção. É colocado para revestir o Pênis ereto.
Mecanismos de ação: Evita que o esperma chegue ao trato reprodutor feminino, e que microorganismos causadores de ITG (infecção no trato genital) e outras DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) sejam transmitidos de um parceiro a outro.
Vantagens: Sem riscos relacionados ao método. Não existe necessidade de supervisão médica. Barato. Não existe necessidade de exame pélvico antes do uso. Pode prolongar a ereção e tempo até a ejaculação. Servem como proteção contra ITG e outras doenças sexualmente transmissíveis (p. ex. HBV, HIV/AIDS).
Desvantagens: Alta taxa de falha (taxa de gravidez 10-30 por 100 mulheres durante o primeiro ano de uso). As camisinhas precisam estar disponíveis antes do início da relação sexual. Pode reduzir a sensibilidade do pênis. Pode ser difícil manter a ereção.
________________________________________
DIAFRAGMA
Método: É um pequeno dispositivo circular de borracha com borda firme e flexível, que ao ser colocada na vagina forma uma barreira física sobre o colo do útero.
Mecanismos de ação: Evita que o esperma chegue ao trato reprodutivo superior (útero e trompas de falópio).
Vantagens: Sem riscos relacionados ao método. Eficaz imediatamente. Segura o fluxo menstrual quando usado durante a menstruação. Alguma proteção contra ITG (infecção no trato genital) e outras DST (p. ex. HBV, HIV/AIDS) especialmente se usado com espermicida.
Desvantagens: Alta taxa de falha (taxa de gravidez 5-25 por 100 mulheres durante o primeiro ano de uso). Exame pélvico necessário para medicação inicial. Necessita estar disponível antes das relações sexuais. Deve ser retirado somente após 6 horas depois de relações sexuais. Associado a infecções do trato urinário em algumas usuárias.
________________________________________