Metodologias ágeis como fator gerador de resultados mais eficazes
Nas últimas décadas, há uma preocupação crescente por parte dos estudiosos das organizações com o tema do comprometimento organizacional. Estudos comprovam que o sucesso pleno e a realização profissional têm relação com a paixão pelo que se faz. Esse é o diferencial que as empresas de sucesso estão buscando nos dias de hoje obter de seu pessoal.
Um colaborador envolvido, pode gostar do que faz, mas não está comprometido com os objetivos da empresa. Porém, se está comprometido, além de gostar do que faz, procura fazer da empresa em que trabalha um dos melhores lugares para desenvolver suas competências e para trabalhar.
O presente estudo tem como objetivo diferenciar envolvimento e comprometimento profissional; porque as empresas preferem profissionais comprometidos; e o que são os métodos ágeis e como podem ser um ponto positivo na motivação da equipe.
Palavras-chaves: comprometimento organizacional, envolvimento, métodos ágeis, motivação.
INTRODUÇÃO
Você é envolvido ou comprometido com a sua empresa? Pode não parecer à primeira vista, mas existe uma grande diferença entre esses dois conceitos, que pode influenciar e muito o futuro profissional de cada um de nós e os resultados empresariais.
O funcionário envolvido pode está satisfeito com seu emprego, sente orgulho ao falar sobre ele e não vê a atividade apenas como uma forma de ganhar a vida. Mas esse profissional não está, necessariamente, satisfeito com a empresa em que trabalha.
O profissional comprometido tem a mesma atitude do profissional envolvido. Porém quando estamos comprometidos, o envolvimento além de pessoal, passa a ser com os valores da instituição, zelando pelo nome e pela reputação da empresa também, preocupando-se com a missão empresarial.
Estar comprometido não significa em absoluto, trabalhar dez horas ou mais por dia ou ser o primeiro a chegar e o último a sair da empresa. Em geral,