METODOLOGIAS, TÉCNICAS E FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DE INTERFACE
Interface é a parte do sistema que interage com o usuário, ela abrange tanto o hardware como o software. A avaliação da interface e importante para estabelecer interação plausível com o usuário, identificando possíveis problemas na utilização da interface, bem com suas soluções; como seria a melhor forma dela auxiliar o usuário, verificar conformidade com um padrão ou conjunto de heurísticas, fazer comparação de alternativas de projetos de interface e alcançar objetivos quantificáveis em métrica de usabilidade.
Os métodos de avaliação se consagram basicamente em analíticos (técnica usada para aplicar modelos formais de processos interativos e sistemas específicos) empíricos (observação dos usuários, elaboração de questionários ou por consultores especialistas em fatores humanos).
Em o método mais utilizado, é não poderia ser outro, e o desenvolvimento de ensaios com usuários reais, o que possibilita coletar dados precisos sobre a interação do usuário com o sistema, o chamado ENSAIO DE USABILIDADE, que consiste em estudos de um processo interativo usuário-computador, colocando em relevância a CONFIABILIDADE (resultados similares após a repetição dos testes) e VALIDADE (á veracidade dos resultados obtidos quando confrontados com os aspectos de usabilidade almejados para o projeto de avaliação).
A usabilidade abrange termos como:
Facilidade de aprendizagem – esta relacionada não a penas com o esforço cognitivo de interação com o sistema, mas também com o numero de erros cometidos durante o processo.
Comunicabilidade – o usuário deve ser capazes de identificar para que o sistema serve e qual a vantagem de utiliza-lo, como funciona.
Aplicabilidade – determina sua qualidade de uso, relacionando com a utilidade deste sistema em uma variedade de situações e problemas, deve ter conheci emento se o sistema é útil para o contexto projetado e em quais outros contextos ele poderá ser útil também. Interface