Metodologia
LUANA LARISSA MARCOLINO FERREIRA
Método do conhecimento absoluto
Maceió\AL
2013
2 2
LUANA LARISSA MARCOLINO FERREIRA
Método do conhecimento absoluto
Trabalho solicitado pela disciplina de metodologia científica do 1º período de psicologia “A” vespertino. Professora Renata Guerda.
Maceió\AL
2013
3 3
René Descartes (1596-1650) nasceu em La Haye, França, pertencendo a uma família de prósperos burgueses. Posteriormente, em 1619, viajou por vários países europeus, estabelecendo contato com vários sábios de seu tempo, entre eles Blaise Pascal. Temendo perseguições religiosas e tendo em mente a condenação de Galileu, tomou uma série de cautelas na exposição de suas ideias. Autocensurou vários trechos de suas obras para evitar tanto a repressão da igreja católica como a reação fanática dos protestantes.
Descartes afirmava que, para conhecer a verdade, é preciso, de início, colocar todos os nossos conhecimentos em dúvida. É necessário questionar tudo e analisar, criteriosamente, se existe algo na realidade de que possamos ter plena certeza. O Discurso do Método é a primeira obra filosófica importante de Descartes, é um tratado matemático e filosófico, publicado na França em Leiden em 1637. Segundo o próprio Descartes, parte da inspiração de seu método, deveu-se a três sonhos ocorridos na noite de 10 para 11 de novembro de 1619: nestes sonhos lhe havia ocorrido "a ideia de um método universal para encontrar a verdade". Discurso sobre o método foi escrito em vernáculo, de maneira não doutrinária, pois Descartes tentou popularizar ao máximo os conceitos ali expressos e de maneira não impositiva, mas compartilhada.
Na segunda parte do livro, René Descartes descreve a sua chegada à Alemanha durante o período da guerra, ele costumava ficar em seu quarto se entretendo com seus pensamentos; durante sua viagem em seus pensamentos, ele pôde observar que obras feitas por vários artesões não são tão