Metodologia
Avaliar é indispensável em qualquer atividade humana, e também, em qualquer proposta de educação.
A avaliação é inerente e indispensável, em todo o processo educativo que se realize em um longo trabalho de ação-refexão-ação, porque "educar é fazer ato de sujeito, é problematizar o mundo em que vivemos para superar as contradições, comprometendo-se com esse mundo para recriá-lo constantemente". (Gadotti, 1984:90)
Avaliar não pode ser um ato mecânico nem mecanizante para que pedagogos possam contribuir para a construção de competências técnicas e sócio-política-culturais. Não podemos esquecer também que a valiação é um processo que "não se dá nem se dará num vazio conceitual, mas sim, dimensionada por um modelo teórico de mundo e, de educação que possa ser traduzido em prática pedagogica". (Luckesi;1996:28).
Porque Avaliar? * A melhoria da instrução está condicionada a uma avaliação eficiente e eficaz da organização;
* O desenvolvimento pessoal só se concretizará se houver parâmetros que incentivem e motivem o processo de crescimento. (Ilza Martins Sant´Anna;p.13,14)
Instrumento de Avaliação
É normal e frequente que a sociedade critiquem o método e avaliação; por isso, é indispensável verificar a extensão das capacidades aprendidas, ou seja, confirmar a aprendizagem do estudante; não podendo dar ênfase somente a respostas certas ou erradas, mas também, como um aluno chega a tais respostas, tanto as certas, quanto as erradas. Isto "significa considerar que o conhecimento produzido pelo educando, num dado momento de sua experiência de vida, é um conhecimento em processo de superação. A criança e o jovem aprimoram sua forma de pensar sobre o mundo á medida em que se deparam com novas situações, novos desafios