Metodologia
Segundo Vergara (2000,47), “pesquisa metodológica é o estudo que se refere a instrumentos de captação ou de manipulação da realidade. Está, portanto, associada a caminhos, formas, maneiras, procedimentos para atingir determinado fim.”
Esta fase do projeto de pesquisa visa contribuir com propostas a fim de melhorar a situação existente da instituição, através de pesquisa de campo, que para Vergara (2000,47) “é a investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicitá-lo.” Onde se levantará dados sobre a realidade existente do sistema de comunicação da instituição.
2.6.1. Abordagem Metodológica
Para Fernandes (2000:50), o método quantitativo “[...], se prestará, de modo especial, ao estabelecimento das relações possíveis entre as variáveis, ou seja, às relações que são verificadas entre causa e efeito, quando se pretende obter um resultado sistemático que implique a utilização da quantidade.” De acordo com Vergara (2000:47), “A pesquisa descritiva expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza.” A abordagem de pesquisa que se realizará na instituição, será um estudo de caso, onde o método de pesquisa a ser utilizado será o quantitativo descritivo.
2.6.2. População
Segundo Vergara (2000:50), “[...], um conjunto de elementos (empresas, produtos, pessoas, por exemplo) que possuem as características que serão objeto de estudo.”
A população, ou o público-alvo do objeto de pesquisa será:
- Pais e responsáveis;
- Alunos;
- Professores;
- Funcionários da administração.
2.6.3. Amostra
Na visão de Gil (1991:97), amostra é, “[...] é uma pequena parte dos elementos que compõem o universo.”
Nesta parte do projeto de pesquisa, se definirá a fatia da população a ser pesquisada. Onde a população será finita, o qual sua totalidade é conhecida. Que