Metodologia
O autor Pedro Demo, no texto “Relevância do Conhecimento no mundo moderno”, mostra a diferença entre aprender e construir conhecimento, pois quem produz conhecimento, desenvolve melhor, tem um desempenho superior àqueles que aprenderam de forma robotizada. A metodologia cientifica é um instrumento fundamental no incentivo a construir conhecimento, pois ela exige que o indivíduo busque, pesquise, inove, faça descobertas, evolua seus conhecimentos, estes fatores terão grande relevância em sua formação profissional e pessoal.
Para caracterizar esta busca existem três esferas relevantes, que são determinantes para definir a diferença entre aprender e construir conhecimento, estado, cidadania e empresa. Estado, além dos recursos naturais, tem o conhecimento que contribui nas decisivas oportunidades de desenvolver, investir no capital intelectual e produzir conhecimento, é um investimento seguro e retornável. Cidadania: a busca pela informação e conhecimento evidencia a disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um, mas existem os extremos desta história, somos uma sociedade de classe social muito distinta, na qual quem tem melhores condições sociais sobre sai aos de classe inferior, que se contenta em aprender o que é colocado pelo sistema de educação. Empresa: investe e procura profissionais que pensam, façam ter mais valia relativa. Investir em conhecimento, avançar, competir no mercado, com um diferencial de peso, com conhecimento construído e adquirido.
Contudo, a sociedade que não busca investir em conhecimento, tornará cada vez mais atrasada, robotizada e inerte, não conhecerá seus deveres e direitos. Ainda há tempo de inverter esse quadro, buscar conhecimento, ser uma sociedade ativa é uma relevância indispensável para se tornar um país