METODOLOGIA
MARCO TEÓRICO
OU
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
O referencial teórico, marco teórico ou fundamentação teórica é a BASE DA PESQUISA, como ela foi feita e quais fontes foram usadas pelo autor.
Podem ser usadas as mais diversas informações, mas é preciso organizá-las de tal modo que fique visível aos leitores de onde foram retiradas determinadas idéias ou quais foram os pilares delas.
É preciso buscar FONTES CONFIÁVEIS para elaborá-lo e todas elas devem ser apresentadas.
COMO COMEÇAR ?
É preciso PESQUISAR o tema escolhido, separar o material: livros, revistas, artigos, filmes ou dados da internet.
Ler e sistematizar a informação, sempre pensando na regrinha básica de leitura: 1) Qual o argumento do autor?
2) Como ele defende o argumento?
3) Há pontos polêmicos?
4) Em seguida, fazer os fichamentos.
Para cada um deles há uma forma de CITÁ-LOS, CONFORME MANUAL DA
FACULDADE SENAC MINAS.
Exemplo de texto com citações:
O Lixo
A palavra lixo tem origem do latim lix, que significa cinza (SOUZA, 2000). Antigamente na
Europa a maioria dos resíduos domésticos vinham do fogão e da lareira, eram restos de lenha, carvão e cinzas. Já os restos dos alimentos eram utilizados para ração animal, como esterco para horta e pomar, conforme Aguiar (1998). As cinzas que deram nome a todos os resíduos domésticos ou residenciais eram aproveitadas para fabricar sabão.
Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas (MOURA, 2003). É definido como Lixo “todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas” (FARIA,
2005, p. 15). Comumente, é definido como aquilo que ninguém quer.
A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMT, 2013). Visando uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, o órgão mundial de
saúde