Metodologia
-> O OBJETIVO DO MÓDULO É INTRODUZIR A METODOLOGIA DA PESQUISA ENQUANTO PROCESSO DE APRENDIZAGEM REFERENTE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DE RESULTADOS.
CAP 2
=> Assim, a pesquisa científica abarca as ciências naturais, exatas e sociais. Em todas essas áreas, homens e mulheres se vêem intrigados por enigmas que precisam decifrar. E embrenham-se na busca de respostas para eles.
=> A ciência, portanto, busca respostas, é a investigação metódica, organizada, da realidade, para descobrir a essência dos seres e dos fenômenos e as leis que os regem com o fim de Copyright © 2009, ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil aproveitar as propriedades das coisas e dos processos naturais em benefício do homem.
CAP 3
=> Indutivo: “(...) um processo pelo qual, partindo de dados ou observações constatados, podese chegar a proposições gerais... Fundamenta-se em premissas (fatos observados), que servem de base para um raciocínio. O Método Indutivo parte de premissas, dos fatos observados, para chegar a uma conclusão que contenha informações sobre fatos ou situações não observadas”
-> Dedutivo: Popper criticou o Método Indutivo afirmando que só o Método Dedutivo poderia testar uma teoria. Argumentou que a inferência universal, a partir de “singulares”, por mais frequente que fosse o número de observações, não comprovaria sua refutabilidade empírica. Para Laville e Dione, a dedução é a “forma de raciocínio que parte de uma proposição geral para verificar seu valor por meio de dados particulares. Em pesquisa, essa proposição é, em geral, uma hipótese, e fala-se então em raciocínio hipotético-dedutivo”
-> O MÉTODO INDUTIVO PARTE DO ESPECÍFICO PARA O GERAL, E O MÉTODO DEDUTIVO PARTE DO GERAL PARA O ESPECÍFICO.
-> Experimental: É importante dizer que, tanto o Método Indutivo quanto o Dedutivo segue esse método - “um procedimento central de pesquisa, com dados criados, pelo qual o pesquisador atua sobre um ou vários fatores