Metodologia
OU
METODOLOGIA
Após a introdução com a revisão de literatura a próxima secção da maioria dos trabalhos científicos é a de “material e método” também chamada de procedimentos. Em alguns periódicos esta secção é a última. Ela deve ser uma narrativa dos passos que você realizou em seu experimento e não uma lista de instrução como em um livro de receitas culinárias. Procure responder todas as questões básicas como você conduziu seu estudo, para que outro cientista possa reproduzir seu experimento. Basicamente responda as perguntas como, quando e onde. Como, quando e onde você conduziu seu estudo? Quais equipamentos foram utilizados? Quais os procedimentos adotados? Assim, o objetivo desta secção é descrever os materiais utilizados no experimento e os métodos por meio dos quais ele foi realizado (LITTLE e PARKER, 2004). O item Métodos (=Material e Métodos = Materiais e Métodos, dependendo das normas da revista VOLPATO, 2006).
A secção “material e método” deve conter:
- Informação suficiente para repetir o experimento. Em princípio, esta descrição deve ser detalhada o suficiente para permitir que outros pesquisadores reproduzam o trabalho. Na prática, as descrições são freqüentemente resumidas, e elas com freqüência referem-se a trabalhos anteriores feitos pelos mesmos autores.
- Organização de maneira que as pessoas consigam entender facilmente
- Informação suficiente para avaliar se a abordagem experimental é adequada.
- Descrição de toda a estatística, incluindo testes e planejamento experimental, número de replicações e tamanhos das amostras.
A secção “material e método” não deve:
Incluir tabelas, resultados, discussão.
Conter propaganda – Ex. “O experimento foi feito no campo experimental do Depto. de Avanços Tecnológicos da Faculdade de Agronomia da Universidade Estadual...”
Segundo Volpato ( 2010) a inclusão do local pode indicar a intenção do autor em se autopromover, ou sua intenção de convencer, por meio do argumento da