metodologia
Objetivos da Aprendizagem
1. Compreender a pesquisa como instrumento necessário para fazer ciência, para o avanço do conhecimento e resolução de problemas.
2. Distinguir pesquisa básica de pesquisa aplicada.Conceitos de Ciência e Pesquisa 1
O termo pesquisa está associado, em sentido amplo, à ideia de ciência, ou seja, a certo tipo de conhecimento que é resultado de uma comprovação cujo resultado é construído a partir de determinadas regras.
Toda pesquisa inicia-se a partir de um PROBLEMA,de um QUESTIONAMENTO, de uma DÚVIDA........
Conceitos de Ciência e Pesquisa 2
Para você pesquisar não precisa ser um cientista, ou vestir um unifome de astronauta, ou mesmo viver isolado "no mundo da lua".
Você acredita?
Leia os trechos do poema de Thiago de Mello:
Muita gente boa anda dizendo, aqui e em tantos países (eu também já disse e até escrevi em livro) que a floresta amazônica é o pulmão do mundo. Seria bom se fosse. [...]. Sucede que com a ciência não se brinca. Ciência ou desconfia ou sabe mesmo. E quando sabe, diz o que sabe e acabou-se. (MELLO, 2008, p. 53).
Pois acontece que está sendo assim. A floresta anda mesmo panema. Panema é a palavra inventada pelo caboclo quando quer dizer que uma força estranha, que ele não sabe bem o que é, anda fazendo com que a vida não dê certo. Pode ser a vida de uma flor, de um roçado de mandioca ou o resultado de uma pescaria. (MELLO, 2008, p. 60).
Observem bem as duas falas do poeta Thiago de Mello. Na primeira ele nos apresenta uma “verdade” – a floresta aceita como o “pulmão do mundo” – e relata que essa afirmação continua sendo erroneamente veiculada, pois os cientistas já comprovaram que não é verdade.
Na segunda fala, o poeta destaca que o caboclo também produz conhecimento a partir da sua vivência com a floresta, seus rios e mistérios do imenso vale verde amazônico.
Observe que tanto o pesquisador quanto o caboclo desenvolvem um tipo de explicação para certa