metodologia
Objetivo: apresentar a noção de Corpo, Movimento e
Psicomotricidade, que foi se construindo e reconstruindo nos diferentes contextos sociais, históricos e religiosos.
conhecer e compreender que o uso do movimento corporal na escola é muito importante, também, para a concretização do processo de ensino e de aprendizagem.
Corpo na história
1. Visão Platônica:
Corpo – material, físico e fisiológico
Alma – espiritual e consciente
2. Visão Medieval/ascetismo
Corpo – pecado
Religião - purifica
3. Renascimento
Descoberta do corpo
4. Contemporâneo
Poder sobre o corpo
Idolatria do corpo
Criança e suas capacidades motoras, linguagem e habilidades manuais
Objetivo - noção de como se desenvolvem e aprendem as crianças pequenas e de como acontece o desenvolvimento das capacidades motoras, da linguagem e das habilidades manuais na criança.
Bassedas, Huguet & Solé (1999) explicam que, na educação infantil, o desenvolvimento acontece no decorrer de 3 etapas: maturação, desenvolvimento e aprendizagem.
Crianças
Zero a 3 anos – diálogo - bebê e adulto - bebê aprende a reconhecer. modo afetivo; tom de voz; toque corpóreo; expressões.
4 a 6 anos - tonicidade garante: atitudes, posturas, mímicas, emoções. de onde emergem todas as atividades motoras humanas: repertório infantil; habilidades de acordo com a cultura do seu meio. As Capacidades Tátil, Auditiva e Visual
noção de como se desenvolvem e aprendem as crianças pequenas e de como acontece o desenvolvimento das capacidades táteis, auditivas e visuais.
contato com a música, com a sonoridade é importante meio para se educar um bebê/criança, pois essa atividade desperta, estimula e desenvolve o gosto dela pela atividade musical e, ainda, atende às necessidades de expressão, de afetividade e desenvolve noções de estética.
bichinhos de pelúcia, cobertores, fraldas, panos são objetos aos quais as crianças