Metodologia
O transporte urbano ganha importância à medida que as cidades crescem; pois irão proporcionar benefícios em todos os segmentos que atuam na sociedade.Exemplo do seu beneficio é a quantidade de pessoas que podem ser deslocadas de uma única vez, diminuindo o congestionamento de veículos nas vias pois um ônibus possui a capacidade de transportar ao equivalente a oito veículos convencionais.
Pode se dizer que nos tempos atuais, é de extrema importância a implementação de projetos que visam à melhoria das condições de locomoção das pessoas, permitindo-lhes o deslocamento necessário para suas atividades.
Na visão de Mello (1981) a conscientização da população em aumentar o uso do transporte publico urbano contribui com parte da solução para diversos problemas tais como: congestionamento, poluição, acidentes, desumanização e outros aspectos negativos que afligem as metrópoles.
Propõe-se através deste estudo um aprofundamento no que diz respeito à contaminação do solo, água causada por empresas de transporte publico coletivo.
Na busca por excelência no serviço prestado a empresa de transporte coletivo apesar de atender as exigências e normas busca adotar medidas sem obrigação da legislação, além do atendimento, as empresas estão empenhadas em adotarem outros valores a sua gestão visando à qualidade e redução ao máximo dos impactos causados a sociedade e ao meio ambiente, pois contribuem com emissão de poluentes e outros procedimentos que impactam com o meio ambiente tais como contaminação de lençóis freáticos, descarte de componentes químicos em ralos sem que haja qualquer tipo de tratamento mais específico antes de descartado em rede de saneamento, devido a necessidade de limpeza e conservação da frota. Para diminuir esse problema algumas empresas como a do estudo em analise, já adota centros de tratamento para água separando resíduos inadequados.
Quando mencionarmos transporte publico coletivo, devemos destacar a questão social pois é o único