Metodologia
|
A aventura histórica da construção dos fundamentos do conhecimento cientifico
No inicio do tópico o autor faz a seguinte indagação: Ciência; O que significa esta palavra? Existe apenas um significado para ela? Se não; quais são os outros? Existem relações entre estes vários significados? A palavra ciência vem do latim scire que significa conhecimento ou sabedoria. No decorrer do texto foram ilustrados alguns exemplos, como o caso da cozinheira e do engenheiro civil, cada um desses personagens possui um conhecimento sobre sua área, porém são conhecimentos que não possuem semelhança, a cozinheira goza de um conhecimento voltado para o senso comum, o engenheiro, por sua vez, possui um conhecimento cientifico. Cada ente possui uma forma de enxergar a realidade exterior, buscando compreendê-la ou explicá-la, por conseguinte são tipos de conhecimento distintos. Têm-se, então, os diferentes tipos de conhecimento:
Conhecimento Empírico
Popular ou vulgar é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos, as informações são assimiladas por tradição, experiências causais, ingênuas, é caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos. “é o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado, sem aplicação de método e sem se haver refletido sobre algo”(Babini, 1957:21).O homem, ciente de suas ações e do seu contexto, apropria-se de experiências próprias e alheias acumuladas no decorrer do tempo, obtendo conclusões sobre a “ razão de ser das coisas”. É, portanto superficial, sensitivo, subjetivo, Assis temático e acrítico.
Conhecimento Científico
O conhecimento científico vai além da visão empírica, preocupa-se não só com os efeitos, mas principalmente com as causas e leis que o motivaram, esta nova percepção do conhecimento se deu de forma lenta e gradual, evoluindo