METODOLOGIA
Marconi et al (2003), define Métodos
Científicos como um conjunto das atividades sistemáticas que permite alcançar o objetivo com conhecimentos válidos, trançando um caminho a ser seguido.
Para Beuren et al(2003), metodologia consiste em um delineamento dos tipos pesquisa que melhor se ajustem para conduzir a pesquisa.
1
MÉTODOS CIENTíFICOS
Com base em Roesch (1996), a pesquisa poderá ser caracterizada, sob a seguinte forma:
Pesquisa aplicada – quando visa gerar soluções potenciais para os problemas humanos.
Avaliação de resultados – quando for julgar a efetividade de um plano ou programa.
Avaliação formativa – com o intuito de melhorar um programa ou plano, sendo que neste caso o pesquisador deve acompanhar sua implementação.
2
MÉTODOS CIENTíFICOS
Proposição de planos – quando busca apresentar soluções para problemas já diagnosticados. Pode ou não incluir a implementação do plano já diagnosticado. Pesquisa Diagnóstico – usada com a finalidade de explorar o ambiente, levantar e definir problemas.
3
MÉTODOS CIENTíFICOS
a) Quanto à Natureza:
Para Teixeira (2001), a pesquisa poderá ser de duas formas: 1. Qualitativa – quando é destinada ao estudo sobre o comportamento humano, portanto, seus métodos estão fundamentados na utilização de agrupamentos intuitivos, confrontações a conhecimentos e induções generalizadas. 2.Quantitativa – quando é destinada à quantificação de opiniões, utilizando-se para isso, recursos e métodos estatísticos. 4
MÉTODOS CIENTíFICOS
b) Quanto aos Fins:
No que se refere a este item, Vergara (2004) afirma que a pesquisa poderá ser de três formas:
1.Pesquisa Exploratória – É realizada em área onde há pouco conhecimento acumulado e sistematizado.
Por sua natureza de sondagem, não comporta hipóteses que, poderão surgir durante ou ao final da pesquisa. Não deve ser caracterizada como leitura exploratória.
5
MÉTODOS CIENTíFICOS
b) Quanto aos Fins: