metodologia
A PESQUISA NA UNIVERSIDADE
O que é uma universidade?
Recanto privilegiado onde se cultiva a reflexão crítica sobre a realidade e se criam conhecimentos com base científica. (Luckesi, et al. 1997).
Tripé
Pesquisa, ensino e extensão
A universidade que não queremos:
É aquela que se resume ao ensino repetitivo, verbalístico, desvinculado da realidade concreta. As aulas não podem ser mera falação do professor. O conhecimento deve ser refletido e analisado. O conhecimento deve ser criativo e crítico.
A universidade não é um quisto, um parasita da sociedade em que está plantada. Deve intervir, propor e resistir. Liga-se ao espaço concreto em que se insere sempre com visão do contexto social.
A universidade que queremos:
É provocativa, reflexiva, questionadora, criativa. Indaga, debate, discerni, propõe.
PROBLEMA - Lacuna na formação:
A escola treina (adestra) o aluno para responder a perguntas. Todavia, o aluno de uma universidade não é o que sabe responder, mas o que sabe perguntar.
Quem não sabe perguntar não sabe pesquisar!
O aluno que acha que sabe todas as respostas e o que quer respostas prontas não é o aluno ideal.
A metodologia da pesquisa é a atividade fundamental nesse contexto.
O conhecimento, nessa universidade, não pode ser “absolutizado”. Sua função básica é desenvolver a racionalidade crítica e criadora. Busca a evolução da sociedade.
Em que acreditas? Nisto: É preciso determinar de maneira nova o peso de todas as coisas. Nietzsche
O conhecimento como processo
Pedro Demo (1994, p. 15- 16) afirma com muita lucidez que o processo de evolução da humanidade está diretamente vinculado à qualidade do conhecimento adquirido. Mas, para isso, é necessário que o conhecimento “se elabore e reelabore no âmbito educativo”.
É preciso ter convicção de que as ideias podem intervir sobre o mundo e de que a mudança é possível!
É