Metodologia
Caro Aluno,Estudamos, na unidade II, quatro diferentes tipos de conhecimento: senso comum, teológico, filosófico e científico.A sua tarefa nesta atividade de aprofundamento é explicar, dando um exemplo, como cada um desses tipos de conhecimento está presente em seu dia-a-dia. Mas lembre-se, quanto mais próximo o exemplo for da sua realidade, melhor. O seu texto deve ter, no máximo, dez linhas.Clique no Nome AP_II para fazer a entrega do arquivo.
AP II – METODOLOGIA DE PESQUISA
SENSO COMUM:
O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas.
Exemplo: Quando alguém reclama de dores no fígado, esta pessoa pode fazer um chá de boldo que já era usada pelos avós de nossos avós, sem no entanto conhecer o princípio ativo (substância química responsável pela cura) das folhas e seu efeito nas doenças hepáticas ou também como outro exemplo colocar uma moeda no umbigo de um recém-nascido para que ele não fique para fora, não é comprovado somente um senso comum.
TEOLÓGICO:
O senso teológico é quando uma pessoa participa de culto religioso ou acredita ter sido curada de alguma doença pelo deus de sua religião, o que até então a ciência dizia ser impossível, se trata do conhecimento teológico que é movido pela fé.
Exemplo: São os textos sagrados, tais a Bíblia, o Alcorão, as Escrituras de Nitiren Daishonin, entre outros.
FILOSÓFICO:
Os conceitos filosóficos estão presentes nas concepções de ética e moral e como a sociedade se organiza através destes conceitos.
Exemplo: Quando uma pessoa participa de um seminário filosófico discutindo sobre a construção do pensamento humano, significa que além da discussão, ela está refletindo sobre a sua realidade e o modo como as