Metodologia
Na pesquisa utilizou-se como ferramentas para a coleta de dados a observação em sala de aula, e entrevista com perguntas semiestruturadas com professores e alunos. No primeiro momento foi feito um levantamento junto a Secretaria de Educação do Município para saber se havia alunos com diagnóstico de TDAH na rede escolar, os quais seriam os sujeitos da pesquisa, e com eles identificados suas respectivas professoras.
A pesquisa foi realizada em quatro escolas, sendo duas escolas públicas e duas escolas particulares. Essas escolas foram escolhidas por terem em seu alunado crianças com diagnostico clinico de TDAH, essas crianças possui idade entre 07 a 10 anos. O presente estudo teve inicio no 2º semestre de 2010/2, quando apresentamos uma pequena previa do iríamos pesquisar, na banca de projetos e, então começou-se as pesquisar bibliografias mais aprofundadas para reflexões acerca do tema e posterior análise critica da pesquisa.
Segundo Chizzotti (1991), o estudo de caso é uma caracterização abrangente para designar uma diversidade de pesquisas que coletam e registram dados de um caso particular ou de vários casos a fim de organizar um relatório ordenado e crítico de uma experiência, ou avaliá-la analiticamente, objetivando tomar decisões a seu respeito ou propor uma ação transformadora. A pesquisa teve como suporte o estudo de caso, a qual realizamos as observações e a partir dai fizemos as comparações necessárias. Conforme Nesbett E Watts, citados por
AndréPROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE... - Página 251
(2005, p. 47) “o desenvolvimento do estudo de caso possui três fases: exploratória ou de definição dos focos de estudo; fase de coleta de dados ou de delimitação do tema e da fase de analise sistemática dos dados”. Na fase da exploração decidimos o foco da pesquisa seria verificar como se da o processo ensino aprendizagem do aluno com TDAH.
Outros instrumentos que utilizamos para a coleta dos dados foram às