Metodologia
Houve um grande avanço nos métodos de pesquisa, nas técnicas, na coleta de dados, produzindo novos conhecimentos em todas as áreas do saber.
Em pouco, muitos fatos foram completamente alterados. Portanto, nenhum fato se apresenta definitivo, ele passa por muitas experimentações; e acaba se tornando uma incessante busca por soluções. O conhecimento, pode ser apresentado como: mítico, artístico, filosófico, teológico, senso comum, científico, dentre outros. Dentre os conhecimentos do senso comum:
° Espontaneidade: Resolver problemas através da percepção sensorial.
° Subjetividade: Definidas pelos interesses, crenças convicções pessoais.
° Linguagem vaga: Depende do momento e do contexto no qual são utilizados e ainda da intenção de quem os utiliza.
° Validade: Eficaz e correto quando as informações acumuladas aplicam-se ao mesmo tipo de fatos, que se repetem e se transformam em rotina, e quando as condições e fatores determinantes desses fatos forem constantes. Dentre os conhecimentos científicos:
° Racionalidade: Apresenta um elevado nível de consistência lógica entre suas afirmações.
° Objetividade: Fundamenta teorias e fatos. Não aceita a opinião ou o sentimento de convicção, como fundamento para justificar a aceitação de uma afirmação.
° Linguagem específica: Utiliza enunciados e conceitos com significados bem específicos e determinados.
° Validade: Experimentação de hipóteses de forma sistemática, controlada e objetiva e ser exposta à crítica, oferecendo maior segurança e confiabilidade. Evolução científica:
° Ciência grega: Também conhecida como Ciência Antiga; não havia distinção entre ciência e filosofia. O conhecimento científico era