metodologia
A ciência busca uma verdade universal e definitiva para atingir um grupo maior de pessoas enquanto a opinião é tendenciosa e muitas vezes não pode ser comprovada. Ambas são realizadas por uma ou mais pessoas, mas a ciência se baseia em estudos de casos, dados e em métodos enquanto a opinião não tem esse caráter.
Quando se produz ciência se produz conclusões com muito poder de sentido uma vez que deve ter como contrapartida a justificativa dos métodos com os quais se obtém os resultados.
Pode-se dizer que a ciência é fruto da necessidade. Foi evoluindo de acordo com o que foi demandado e foi se apoiando nos avanços que já haviam ocorrido. Dessa forma a ciência foi evoluindo e alcançando novos saberes para a sociedade.
Porem deve-se saber que a ciência não acaba com os saberes tradicionais. Eles ainda existem e culminam de povos e culturas ancestrais.
Deve-se existir a ética na ciência. Não se pode criar ciência só por criar. Ela deve ter uma finalidade. Existem riscos que devem ser aceitos e entendidos, uma vez que o desenvolvimento da ciência pode gerar consequências que prejudicam as pessoas. Dessa forma é necessário a ética a fim de proporcionar uma ciência que traga benefícios e não malefícios a sociedade.