metodologia
CAMILA TOBIAS
JULIANA FORNARI
VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Xanxerê
2014
CAMILA TOBIAS
JULIANA FORNARI
VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc Xanxerê, como requisito parcial à obtenção de nota de A1 no Componente Curricular de Metodologia da Pesquisa.
Orientadora: Professora ÉdinaRuaro
Xanxerê
2014
1 INTRODUÇÃO
Está errada a educação que não reconhece na justa raiva, na raiva que protesta contra as injustiças, contra a deslealdade, contra o desamor, contra a exploração e a violência, um papel altamente formador. O que a raiva não pode é, perdendo os limites que a confirmam, perder-se em raivosidade que corre sempre o risco de se alongar em odiosidade. Paulo Freire. (1996, p 23).
Tendo em vista o aumento de desentendimento em nossas escolas escolhemos o assunto “Violência na Escola”. Desenvolveremos o tema “Como agir na Escola diante da violência”. Observando o dia a dia em nossas salas de aula, nos deparamos com situações surpreendentes, de alunos agressivos, que nos deixam sem saber como agir. Hoje a família não assume seu verdadeiro papel de educar os filhos, está jogando para a escola toda responsabilidade que deveria ser sua. Nós educadores hoje estamos preocupados como agir diante da violência, achar soluções, pois a escola é a única esperança de reversão de mudanças em nossa sociedade. Dentro deste tema pretendemos alcançar alguns objetivos como a valorização da vida; combater a violência doméstica envolvendo família e escola; diagnosticar as causas e as consequências da violência familiar; apostar na escola sendo a solução; agir rápido diante da violência. Pretendemos averiguar e identificar as causas que geram violência em nossa escola, partindo de experiências vividas