metodologia
Será realizado um levantamento dos dados escolares das crianças que residem na Instituição de Acolhimento Doce Lar (Abrigo do Menor), localizado na Avenida Antônio Correia da Costa, nº 903 bairro Industrial situado na cidade de Guajará-Mirim (RO).
Na Instituição de Acolhimento Doce Lar atuam 11 funcionários que são: 02 administradores a Sr.ª Mirta e Ivanilde, 01 merendeira, 01 cozinheira, 03 vigias e 04 monitores. A instituição funciona 24 horas, contendo 08 acolhidos, de 0 a 18 anos sendo 05 crianças e 03 adolescentes.
Na primeira etapa será realizada entrevista de 02 a 03 crianças com idade de 0 a 18 anos, juntamente com acompanhamento de um psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para saber o real motivo da desistência escolar de cada um. Caso haja familiares serão consultados para verificar se há algum motivo financeiros ou emocionais para os terem abandonado.
Na segunda etapa será feito um questionário com perguntas referente à evasão e repetência escolar, juntamente com o responsável pela instituição Abrigo do Menor para a coleta de dados escolares.
Na terceira etapa, será elaborada uma planilha demonstrativa com as notas e ausências semestrais das crianças coletadas na etapa anterior.
Na quarta etapa será visitada a Escola Durvalina Estilbem de Oliveira, sendo feito um levantamento nos arquivos, xerocando os históricos para a comprovação do rendimento escolar para identificar o índice de evasão e repetência dos alunos, juntamente com o Corpo Técnico da Escola.
Na quinta etapa analisar-se-á os dados da entrevista da primeira etapa, o questionário da segunda etapa e a planilha da terceira etapa verificando seus lados positivos e negativos descobrindo se são verdadeiros ou falsos.
Na sexta etapa serão criados gráficos demonstrativos onde serão obtidos os resultados da pesquisa através da tabulação dos dados.