metodologia
Lisiane Machado Aguiar2
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
RESUMO
Em comunicação, o desenvolvimento dos últimos anos de pesquisas acadêmicas, no Brasil, impõe uma reflexão profunda sobre as processualidades metodológicas em uma investigação. A adaptação dos estudos em comunicação dos processos teóricometodológicos próprios de outras disciplinas comportam questionamentos permanentes sobre como obter e desenvolver conhecimento que contrasta com o avanço das convergências tecnológicas dentro dos diferentes setores da comunicação. Jornalismo, publicidade, relações públicas, cinema, comunicação digital, design, fotografia são algumas das grandes áreas da comunicação que problematizam em suas pesquisas o estudo do audiovisual a partir de suportes tecnológicos divergentes. É nesse cenário que este trabalho busca refletir sobre a cultura do método na comunicação.
PALAVRAS-CHAVE: Cultura; método; comunicação.
Introdução
Se você quer compreender o que é ciência, você deve olhar, em primeiro lugar, não para suas teorias ou as suas descobertas, e certamente não para o que seus apologistas dizem sobre ela; você deve ver o que os praticantes da ciência fazem.
(GEERTZ, 1989, p. 15).
Clifford Geertz (1989) alerta que para compreender a ciência é necessário ver o que os praticantes da ciência fazem. Dessa forma, a cultura não pode ser pensada como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa à
1
Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho Estudos em Cultura e Identidade do IV SIPECOM Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação.
2
Doutoranda em Comunicação e Informação - UFRGS, na linha de pesquisa Linguagem e Culturas da
Imagem. Bolsista Capes. Membro do grupo de pesquisa em semiótica e culturas da comunicação
(GPESC) da UFRGS e do Grupo de pesquisa em processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção