Metodologia
SOCIESC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ELENICE ZAZYCKI
GIOVANI MONTIBELER
PAPEL DOS GERENTES E FAYOL E A ESCOLA DO PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO
Blumenau 2013
ELENICE ZAZYCKI
GIOVANI MONTIBELER
PAPEL DOS GERENTES E FAYOL E A ESCOLA DO PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO
Trabalho da Disciplina de Introdução a Administração do 1° período do Curso de Ciências Contábeis do IBES - Instituto Blumenauense de Ensino Superior/ SOCIESC
Professor: Charles Schwanke
Blumenau
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem o objetivo de apresentar a definição do papel do gerente e sobre Fayol e a Escola do Processo de Administração.
No que tange ao papel do gerente, o mesmo será visto sob a ótica de vários autores. Sendo esse um assunto de extrema importância, tendo em vista a crise econômica mundial nos dias atuais, o gerente passa a ser o centro das atenções na realidade organizacional, em que suas atitudes podem representar o ápice ou a ruína de uma empresa.
O gerente possui um papel primordial no desenvolvimento de uma organização, sendo protagonista do processo de administrar.
E administrar sempre foi a preocupação de Henri Fayol, um administrador nato que entende administrar apresentada hoje com uma nova roupagem como sendo a junção de alguns verbos de ação: planejar, organizar, dirigir/executar e controlar, que serão neste trabalho estudados individualmente.
Será abordado também, um breve apanhado sobre a vida do administrador Fayol e seus ensinamentos, tendo sido ele um dos precursores da teoria clássica da administração.
2 PAPEL DOS GERENTES
Com a evolução a humanidade, evolui-se também o papel fundamental de cada profissão. Kladis e Freitas (1996) defendem que por tempo a raça humana dependia de fazendeiros, artesãos, comerciantes e proprietários para conseguir