Metodologia
1. INTRODUÇÃO
A auditoria na contabilidade é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores.
A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.
2. JUSTIFICATIVA
Evidenciar a importância das auditorias contábeis, nos tempos atuais. A falta da auditoria contábil resulta em falta de informações aos usuários da entidade, falta fidelidade nas demonstrações financeiras divulgadas pela organização, omite possíveis erros cometidos em lançamentos, somas equivocadas ou classificação contábil errada, distorcendo a real situação patrimonial e financeira da entidade ou ainda casos de fraudes.
3. OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste projeto é explicar importância da auditoria contábil, na análise por amostragem de documentos contábeis, o processo de auditoria com os fornecedores da entidade, para que o parecer contábil seja o mais preciso possível, sendo que é por meio do parecer da auditoria que os usuários internos, externos ou stakeholders poderão analisar a situação patrimonial e financeira real da entidade.
3.1 Objetivo Específico
O objetivo específico deste projeto é mostrar a credibilidade e confiabilidade gerada, após a empresa passar por uma auditoria.
4. HIPÓTESE
Para que a entidade tenha com eficácia um bom resultado na auditoria, é preciso que ela tenha seus controles internos consistentes, de forma que realmente ajudem na conferência dos lançamentos, análise de livros contábeis e consequentemente das demonstrações financeiras.
5. REFERENCIAL TEÓRICO
Em relação à relevância das demonstrações contábeis, Almeida (1996, p. 21) assevera que passaram a ter