METODOLOGIA
DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO OS PRINCIPADOS E DE QUE MODOS SE ADQUIREM
Todos os Estados, todos os governos que tiveram e têm autoridade sobre os homens, foram e são ou repúblicas ou principados. Os principados são: ou hereditários, ou novos. Estes domínios assim obtidos estão acostumados, ou a viver submetidos a um príncipe, ou a ser livres.
DOS PRINCIPADOS
CAPÍTULO II - DOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS
Para preservação dos Estados hereditários e afeiçoados à linhagem de seu príncipe, as dificuldades são assaz menores que nos novos, pois é bastante não preterir os costumes dos antepassados e, depois, contemporizar com os acontecimentos fortuitos, de forma que se tal príncipe for dotado de ordinária capacidade sempre se manterá no poder, a menos que uma extraordinária e excessiva força dele venha a privá-lo; e, uma vez dele destituído ainda que temível seja o usurpador, volta a conquistá-lo.
O Príncipe natural tem menores razões e menos necessidade de ofender: donde se conclui dever ser mais Amado e, se não se faz odiar dos desbragados vícios, é lógico e natural seja benquisto de tosos.
CAPÍTULO III - DOS PRINCIPADOS MISTOS
É nos principados novos que residem as dificuldades. É que os homens, com satisfação, mudam de senhor pensando em melhorar e esta crença faz com que lancem mão de armas contra o senhor atual, no que se enganam porque, pela própria experiência, percebem mais tarde ter piorado a situação. Isso depende de uma outra necessidade natural e ordinária, a qual faz com que o novo príncipe sempre precise ofender os novos súditos com seus soldados e com outras infinitas injúrias que se lançam sobra a recente conquista; Dessa forma tem como inimigos todos aqueles que ofendeste com a ocupação daquele principado e não podes manter como amigos os que te puseram ali.
É bem verdade que, reconquistando posteriormente as regiões rebeladas, mais dificilmente se as perdem, eis que o senhor, em razão da rebelião, é menos vacilante em