metodologia
Docente: Rachel de Oliveira
Discente: Inez Xavier dos Santos.
Conceitos sobre a temática do Projeto(Referencial Teórico)
LUDICIDADE E APRENDIZAGEM
A ludicidade emerge na educação infanil como um incentivo para que as crianças que têm dififuldades em aprender transborde seu conhecimento através de brincadeiras, jogos, teatros, danças, músicas etc. É o encontro da aprendizagem com o ato de brincar.
A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. (SANTOS E CRUZ, 1997, P. 12)
O aspecto lúdico desperta na criança a sua capacidade mesmo diante de possíveis limitações. O lúdico abre caminhos, é o encontro da criança com ela mesma e com o mundo que está a sua volta. Mesmo que a criança não apresente dificuldades no ato de aprender, a ludicidade faz a aprendizagem ficar mais prazerosa, incentivando a criança e fazendo com que ela demonstre tudo que ela almeja, sente e é.
De acordo com Santos (1999) o lúdico é uma maneira que o indivíduo tem de expressar-se e integrar-se ao ambiente que o cerca. Por meio das atividades lúdicas ele assimila valores, adquire conhecimento em diversas áreas do conhecimento, desenvolve o comportamento e aprimora as habilidades motoras. Também aprende a assumir responsabilidades e se torna sociável e mais crítico. Por meio do lúdico o raciocínio é estimulado de forma prazerosa e a motivação em aprender é resgatada.
Segundo Alves, a atividade lúdica dá espaço para a criatividade e para a imaginação, por sua própria ligação com o mundo do prazer. Não comporta velhas regras preestabelecidas, nem velhos caminhos já trilhados, abre novos caminhos,