Metodologia
A segurança pública é um direito fundamental para a sociedade, sem o qual os cidadãos não conseguem exercer outros direitos. Por isso não é apenas uma questão de polícia, mas um direito e dever da cidadania. Os altos números que indicam um crescimento da criminalidade no Brasil são motivos de preocupação ao governo. Brasil, Direitos Humanos (2008, p. 271) afirma que:
O número total de homicídios nos últimos 30 anos no Brasil deve chegar cerca de 1 milhão, segundo a estimativa de crescimento registrada pelo banco de dados do Sistema de informação sobre Mortalidade (SIM). A segurança é um tema que deve ser discutido para que haja uma melhora significativa, identificar a causa de cada problema já é algo que deve ser feito para encontrar uma solução. De acordo com Soares (2006, p. 91)
Várias são as matrizes da criminalidade e suas manifestações variam conforme as regiões do país e dos estados, como já foi dito. Reitere-se: o Brasil é tão diverso que nenhuma generalização se sustenta. Sua multiplicidade também o torna refratário a soluções uniformes. O ideal seria que os problemas pudessem ser resolvidos antes de tomarem maior proporção, que não esperassem a situação fugir do controle, ou se tornar algo longe de resolver para depois tomar alguma atitude. Miraglia ( 2006, p. 89) menciona que:
A prefeitura é o braço do poder público mais próximo a população, é onde se dá a prestação cotidiana de serviços, é, também, quem conhece os problemas e conflitos da comunidade mais perto e pode, portanto, soluciona-los com maior agilidade quando estes ainda tem proporções reduzidas. Os municípios deveriam ter maior preocupação em garantir uma vida segura aos moradores, fazer ao máximo para que os problemas