AGREGADOS: PAVIMENTAÇÃO ASFALTICA
Angélica Santos
João Luiz
Mateus Martinez
Mônica Martins
AGREGADOS: PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA
MARINGÁ
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – CESUMAR
Angélica Santos – 1408302-2
João Luiz – 1322946-2
Mateus Martinez – 1301592-2
Mônica Martins -1334922-2
AGREGADOS: PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA
Trabalho supervisionado pelo Professor Judson Ricardo Ribeiro da Silva, apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Materiais de Construção, no Curso de Engenharia Civil, no Centro Universitário de Maringá.
MARINGÁ
2014
Sumário
Sumário 3
INTRODUÇÃO 3 AGREGADOS 4 CONCLUSÃO 10
REFERENCIAS 11
INTRODUÇÃO Este trabalho tem o intuito de apresentar os principais tipos de agregados utilizados em revestimentos asfálticos; suas funções e características. Segundo a norma ABNT NBR 9935/2005, que determina a terminologia dos agregados, o termo agregado é definido como material sem forma ou volume definido, geralmente inerte, de dimensões e propriedades adequadas para produção de argamassas e de concreto. As características de um agregado servem para facilitar a diferenciação de materiais, atendendo as leis do Manual de Pavimentação, onde teremos a escolha de um material que resista de forma adequada às cargas que o pavimento irá suportar. De acordo com os conceitos apresentados neste documento, o responsável pela obra a ser executada deve levar em consideração as características de cada agregado e sua devida função; para obter uma massa asfáltica de qualidade.
AGREGADOS
2.1. DEFINIÇÃO Woods (1960) define agregado como sendo uma mistura de pedregulho, areia, pedra britada, escória ou outros materiais minerais usada em combinação com um ligante para formar um concreto, uma argamassa, etc.
2.2. CLASSIFICAÇÃO Os materiais pétreos usados em pavimentação, conhecidos genericamente