Metodologia
PROJETO DE PESQUISA CIENTIFICA
As redes sociais dentro do ambiente universitário
São Paulo
2012
AS redes sociais dentro do ambiente universitário
Projeto de pesquisa para a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa da FAPCOM – Faculdade Paulus de
Tecnologia e Comunicação.
Orientadora: Fernanda Elouise Budag
São Paulo
2012
Introdução
De acordo com o IBOPE Nielsen Online, em julho deste ano, cerca de 40,3 milhões de brasileiros acessaram as redes sociais como: Facebook, Twitter, Youtube, Google+,blogs, fóruns e etc. No mesmo período no ano passado esse número representa um aumento de 5,7%, e a previsão até o final do ano é de 8%.
Divulgada uma lista pelo site SocialBakers, o Brasil ultrapassa a Índia e ocupa o segundo lugar no ranking com o maior número de usuários do site Facebook ( com mais de 46 milhões de perfis ativos).
Com todo esse crescimento, universidades aproveitam para ampliar sua comunicação com os estudantes. Com focos distintos que variam do relacionamento com o grupo acadêmico até informações oficiais.
A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) está no universo das mídias sociais para facilitar o contato com seus públicos, interno e externo. Além do twitter oficial, há páginas criadas a fim de interagir com a comunidade acadêmica e com a sociedade e levar informações de forma mais ágil a todos. Professores e alunos também disponibilizam páginas pessoais para divulgar atividades da instituição.
A FAPCOM tem um twitter (@fapcom) para divulgar informações rápidas e avisar sobre novas postagens no portal da instituição. O perfil tem pouco menos que dois mil seguidores e é alimentado diariamente pela assessoria de comunicação. Dentre as postagens relacionadas a própria faculdade, existe também as "tuitadas" sobre eventos, palestras, arte, cultura e tudo que seja relacionado a área de comunicação em um âmbito geral.
No facebook, a pagina oficial da