Metodologia
Existem diversas formas de estudar: elaborando desenhos, diagramas, assistindo filmes, projetando diapositivos, utilizando material multimodal ou lendo um texto impresso.
Os inúmeros recursos que podem ser empregados para o estudo determinam a necessidade de uma organização para essa atividade para torná-lo produtivo e criativo.
Durante o ato de estudar a pessoa desenvolve diferentes funções psicológicas e operações mentais com a intenção de tornar as estruturas cognitivas cada vez mais flexíveis, amplas e integradas desenvolvendo a capacidade de estabelecer novas relações e conceitos para a construção do conhecimento.
O ato de estudar, como processo de apropriação do saber social, sugere reflexões sobre o conhecimento, objeto da educação e instrumento de transformação do ser humano.
O processo de construção de conhecimento não está isolado do contexto histórico-social e do estado de desenvolvimento das ciências, da filosofia e das artes.
Neste começo de século, a informação e sua comunicação são elementos fundamentais que direcionam o ato de estudar ao "aprender a aprender" e não mais à reprodução acrítica de saberes.
Entendendo a educação como transformadora do indivíduo-aluno-cidadão e através dele da sociedade, o ato de estudar traz implícita uma visão de mundo que pode ser essencial para a promoção de mudanças tanto pessoais como sócio-culturais.
A forma como estudamos significa uma postura perante o mundo e implica numa responsabilidade que ultrapassa a mera obtenção de uma titulação ou a habilitação para exercer uma determinada