metodologia
São as regras, processos, caminhos, uma forma, uma lógica de pensamento que devem ser empregados no intuito de obter resultados confiáveis, e que geralmente englobam etapas como a observação, formulação de uma hipótese, experimentação, a interpretação dos resultados e por fim a conclusão. Não é necessário, cumprir todas as etapas, como também não existe um tempo pré-determinado. Há três grandes métodos:
O hipotético - dedutivo, que deduz alguma coisa a partir da formulação de hipóteses que são testadas e busca regularidades e relacionamentos causais entre elementos.
O fenomenológico que se opõe à corrente positivista, para afirmar que algo só pode ser entendido a partir do ponto de vista das pessoas que o estão vivendo e experimentando; tem caráter transcendental, subjetivo, isto é, voltar às mesmas coisas.
As três fases do fenomenológico são:
1ª Tematização do objeto de estudo;
2ª Remoção de obstáculos à observação;
3ª Ver e descrever as próprias coisas.
O dialético se opõe à corrente positivista e sua linearidade, e vê as coisas em constante fluxo e transformação. Seu foco é, portanto, o processo. Dentro dele, o entendimento de que a sociedade constrói o homem e, ao mesmo tempo, é por ele construída.
2. Ciência
É todo saber adquirido que tem por finalidade explicar de modo racional e objetivo a realidade da natureza e do homem, baseados na reflexão, observação e na experimentação.
3. Metodologia Científica
È a forma como pesquisadores, cientistas devem proceder para obter um conhecimento cientifico, são os vários tipos de pesquisas, como por exemplo a bibliográfica, documental, experimental, pesquisa de campo, isto é, são todas as formas de coletar evidências observáveis e empíricas de forma lógica e racional a fim de produzir conhecimento.