Metodologia
Aluna: Geovana Gonçalves
1 FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O conhecimento descreve e explica-nos a realidade, portanto faz parte do nosso mundo. No processo do conhecimento, quem conhece apropria-se do objeto que conheceu e, na maneira de adquirir o conhecimento, existe uma relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto (FACHIN, 2006).
De acordo com Fachin (2006, p. 7), “A necessidade forçou o ser humano primitivo a observar o seu habitat – ou seja, as plantas, os animais etc. – a criar objetos simples e a começar a praticar a arte da cura. E, para satisfazer suas curiosidades, por meio da imaginação e interpretação, criou mitos que explicavam a sequência dos acontecimentos”. Com a observação e a experimentação, aos poucos, a humanidade começou a descrever os fenômenos que estavam ao alcance de sua inteligência.
“A ciência, na condição atual, é o resultado de descobertas ocasionais, nas primeiras etapas, e de pesquisas cada vez mais metódicas, nas etapas posteriores. Ela é uma das poucas realidades que podem ser legadas às gerações seguintes. Os homens de cada período histórico assimilam os resultados científicos das gerações anteriores, desenvolvendo e ampliando aspectos novos” (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007, p. 3).
Os modos de conhecer o mundo são diversos (senso comum, mítico, religioso etc.), logo o conhecimento apreendido nem sempre é científico.
1.1 TIPOS DE CONHECIMENTO
Segundo Fachin (2006), entre os meios de conhecimentos, por meio dos quais o homem evolui, estão: o conhecimento filosófico, o teológico, o empírico e o científico, descritos abaixo.
“O conhecimento filosófico conduz à reflexão crítica sobre os fenômenos e possibilita informações coerentes”, portanto o grande mérito da filosofia é desenvolver no ser humano a capacidade de raciocínio. “Ela não é uma ciência propriamente dita, mas a busca do saber”. Sócrates, Platão e Aristóteles são filósofos antigos de