Metodologia
Faculdade de Design
Curso Design Gráfico
Disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa
Professora: Juliano Amorim
Aluno: Claudio Fontana / Jaqueline Nunes Período: 1º
METODOLOGIA CIENTÍFCA
Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica 1 Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.
1-Explique os tipos de conhecimento: a, Empírico:
R: Aplica-se no conhecimento popular, adquirido através da observação (é utilizado por meio do senso comum, geralmente passado de geração em geração, disseminado pela cultura baseada na imitação e experiência pessoal; é empregado pela experiência pessoal do dia-a-dia, sem crítica). Sendo adquirido de forma ingênua, através da mera observação e com base em deduções simples, é por vezes passível de erro. Um exemplo bom de aplicar é que há séculos atrás acreditava que o sol girava ao redor da terra, e mais tarde a ciência prova que na verdade a terra é que gira ao redor do sol.
b, Filosófico:
R: É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. Sendo utilizada por meio da experiência e não pela experimentação, como na ciência. A filosofia emprega a razão a dedução, não usando a experimentação, mas baseado certamente na lógica.
c, Científico:
R: Este é real, lida com fatos e ocorrências, dai a verdade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão. Desta a ciência usa a o sistema de experimentação, utilizando as demais ferramentas possíveis para se chegar à proximidade exata de um fato, reformulando teorias existentes. Desta se estuda o ser biológico verificando, através de investigação experimental, as relações existentes entre determinados órgãos e suas funções, pode questionar quanto à sua origem e destino, assim como quanto à sua liberdade.