Metodologia
Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o Mito?
A filosofia surgiu da necessidade de saber o Porque das coisas . Teve origem na necessidade humana de compreender e interpretar fatos e propósitos. Tendo como principal característica a pretensão de conhecer o todo ou seja o estudo dos porquês.
O pensamento mitológico corresponde a narrativas que são aceitos como verdades sem questionamento e voltados para o passado , enquanto o pensamento filosófico, procura explicar as razões independentes do tempo passado, presente ou futuro.
O pensamento filosófico é bem mais estruturado e atualizado, visto que ao contrário do mitológico se preocupa com contradições e prima pelo entendimento e racionalidade.
Questão 2
Quais as teses que explicam o surgimento da filosofia, na Grécia? Qual delas é mais aceitável?
De forma sucinta, vamos procurar abordar as teses: Oriental e o Milagre grego.
Tese oriental: Durante certo tempo foi considerado que que a Filosofia nascera por transformações propostas pelos gregos aos orientais . Importante observar que essa tese baseava-se no fato de que os gregos, povo comerciante e navegante, descobria, através das viagens filosofias já existentes e aperfeiçoavam.
Tese do Milagre grego: Era centrada única e exclusivamente no parâmetro de excepcionalidade do povo grego, ou seja, a filosofia havia surgido na Grécia em função da supremacia do povo sem semelhança a qualquer outro ou criações e condições primárias para sua origem.
Desde o final do século XIX e durante o século XX, estudos corrigiram exageros das duas teses.
Retirados os exageros do orientalismo, as viagens colocaram realmente os gregos em contato com os conhecimentos produzidos por outros povos (sobretudo os egípcios, persas, babilônios, assírios e caldeus), mas também a cultura grega antiga (poetas Homero e Hesíodo), encontraram nos mitos e nas religiões dos povos orientais, bem como nas