metodologia
1.1 – A metodologia utilizada neste trabalho foi baseada e caracterizada de forma bibliográfica em uma revisão de artigos que tratam sobre o tema. Foi realizado um levantamento do acervo referente ao tema estudado em busca de caracterizar o que a contabilidade pode auxiliar os gestores na tomada de decisão, desta forma podemos avaliar a importância da contabilidade nas decisões estratégicas nas empresas de pequeno porte, principalmente no que diz respeito a sua sustentabilidade e crescimento, podendo assim diminuir as chances e talvez evitar o seu falecimento precoce que infelizmente é muito comum, podemos também observar neste trabalho que por mais que se trate de situações distintas e ao mesmo tempo passam por situações também parecidas, ou seja, dificuldade na gestão principalmente por ordem financeira e mau controle de custo e investimento. Com auxilio da ferramenta contábil este entendimento fica mais visível e madura para a tomada de decisões por parte de seus gestores.
A informação contábil é atribuída principalmente na tomada de decisão estratégica, que por sua vez se faz necessário nas decisões de investimentos, financiamento e distribuição de dividendos e controle das decisões operacionais.
Foram verificados também que por se tratar muitas vezes de grupos familiares, muitas das tarefas a serem realizadas são feitas por pessoas da própria família ou pessoas muito próximas a elas, que em algumas vezes não estão bem preparadas para assumir algumas tarefas que realizam, o que mostra a necessidade do auxilio das informações contabilística, principalmente na tomada de decisão de investimento, assim podem almejar algum crescimento. Conforme menciosa Oliveira (1989) refere como; a informação contábil constitui como auxiliador precioso na analise de investimentos e decisões financeiras.
Mesmo com ou sem profissionais preparados não podemos afirmar que os gestores seguem a arrisca a sugestão de um contabilista profissional, conforme Holmes e