metodologia
Apud, Markoni e Lakatos (2007), tema é o que se deseja estudar e pesquisar, de acordo com as inclinações, as possibilidades e aptidões de um trabalho científico, e o que se deseja explorar.
Apud, Severino (2002), tema é o momento fundamental do projeto que deve ser problematizado, de onde a ideia deve ser bem clara, para ser resolvida.
Em nossa concepção, tema é uma proposição mais abrangente, refere-se a algo que se quer provar, explicar ou melhor entender. A escolha deve ser feita de modo que nos satisfaça, que traga respostas sólidas para a sociedade e que beneficie-a.
A reflexão deste projeto de pesquisa tratará do tema “O processo informatizado na busca por profissionais qualificados”.
JUSTIFICATIVA
Apud, Richardson (1989), concebe que faz parte do projeto os motivos de ordem teórica e prática que justificam a pesquisa, considerando as possíveis contribuições do estudo para o conhecimento humano e para a solução do problema em questão.
Apud, Ciribelli (2003, p. 61), a justificativa não só está ligada ao conhecimento do tema que vai desenvolver e as suas inclinações e interesses acadêmicos, mas também aos critérios de relevância, originalidade e viabilidade.
Nós concebemos que justificativa é definida a partir do conhecimento do tema, é através dela que podemos traçar meios e métodos para podermos chegar a uma solução viável. Ela é o apoio que temos na hora de criarmos um projeto, para que o mesmo venha sanar em comportamento atípico encontrado.
Mais do que em qualquer outro momento da história das corporações, as pessoas e suas competências estão no centro das atenções. É a competência dos empregados a condição essencial para a competitividade e sobrevivência das empresas. Saber escolher os colaboradores adequados é prover os meios para se ganhar as etapas da corrida, e assim se distanciar dos concorrentes.
O processo de buscar e encontrar colaboradores é chamado de Recrutamento, que, segundo Chiavenato,