Metodologia
Primeiramente, deve-se estabelecer o tema que vai ser desenvolvido. Feito isso, o segundo passo consiste em escolher sua fonte bibliográfica, o lugar de onde você irá extrair todas as informações necessárias à criação do trabalho, avaliando sempre a autenticidade dessas informações.
O terceiro passo diz respeito a caracterizar seus objetivos, que podem ser gerais ou específicos. Os objetivos gerais dizem respeito à finalidade do projeto, no caso do projeto científico de Daniel o seu objetivo geral está relacionado à investigação através da perspectiva das teorias de Michel Foucault das relações de poder e dos discursos decorrentes do exercício do Direito nos espaços jurídicos de Juazeiro para desmistificar e questionar as práticas e os sujeitos envolvidos na efetividade do Direito. Por sua vez, os objetivos específicos tematizam os meios utilizados para chegar aos objetivos gerais como, por exemplo, as entrevistas, as visitas, e o que puder ser analisado materialmente.
No quarto passo entra a justificativa, que deve exaltar o porquê do trabalho ser necessário e importante, é o convencimento de que o trabalho necessita de ser efetivado.
No quinto passo entra a metodologia utilizada no trabalho científico, as ferramentas, os mecanismos de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumento utilizado, das formas de tabulação e tratamento dos dados.
Em sexto encontra-se a problemática, a pergunta que deve ser respondida no decorrer do projeto, a mola propulsora de todo o trabalho. Esse questionamento deve ser respondido através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através da pesquisa. A pergunta deve ser clara, a fim de delimitar a temática.
A hipótese