Metodologia
No dia 18 de outubro de 2010, de 7:0 hrs ás 9:15 hrs, iniciei a observação na sala de 6ª série, 601, do Licurgo Peixoto. Na referente ocasião, o professor supervisor Jardel Carvalho trabalhava o assunto aves, explicando sobre seus grupos, representantes e características gerais. Pode-se perceber que o mesmo se relaciona bem com seus alunos, interage com todos não mostrando preferências por nenhum educando, mas agindo de forma que todos consigam entender e aprender o conteúdo trabalhado, além disso, possui domínio de conteúdo e de classe, explicando nitidamente, relembrando conteúdo e exercitando em seguida. Desta forma conclui-se que o mesmo colabora de forma direto-participativa para um futuro promissor de educação e visão critica de sociedade de seus alunos.
No dia 25 de outubro de 2010, de 7:0 hes ás 9:15 hrs, realizei a regência na sala de 6ª série, 601, do Licurgo Peixoto, com o tema: Mamíferos, comentando-se sobre as características gerais dos mesmos e os grupos aos quais eles estão plano de aula para o acompanhamento da aula
divididos. A mesma foi avaliada pelo professor estagiário, que tinha em mãos o
A aula foi desenvolvida de forma expositiva dialogada, com o auxilio do livro didático e com a participação dos educandos. Porém em função do curto espaço de tempo e o conteúdo mamíferos ser extenso, não foi possível trabalhar uma atividade composta de seis questões como mencionado no plano de aula em anexo.
Os alunos demonstraram um pouco de inquietação o que é comum para a faixa etária de 12 anos e para a realidade de escola pública de nossa sociedade, embora cheios de energia os mesmos comportaram-se na hora da explicação e interagiram almejando um bom aprendizado do conteúdo.
A regência é de grande importância para a formação acadêmica dos estagiários, uma vez que é no momento da atuação que descobre-se tanto a capacidade de desenvoltura, quanto as próprias limitações, além de ser o momento oportuno para descobrir