Metodologia
Resumo
A formação crítica pela pesquisa acadêmica e seu desenvolvimento orgânico
Resumo:
Esse trabalho apresenta, inicialmente, uma reflexão sobre a importância da pesquisa para uma formação acadêmica sólida e crítica, a partir da concepção do “educar pela pesquisa”. Num segundo momento é apresentado um relato das situações e atividades de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas no âmbito de uma das linhas de pesquisa do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), qual seja, Comunicação Popular no Mundo do Trabalho e Movimentos Sociais. Projeto de pesquisa, iniciação científica, monografias de especialização e trabalhos de conclusão de curso de graduação são reconhecidos como atividades orgânicas que dão a materialidade e a coerência necessárias para o êxito de um projeto político de pesquisa.
Palavras-chave:
Pesquisa; pesquisa acadêmica; formação crítica; educar pela pesquisa; Universidade Estadual de Londrina
A formação crítica pela pesquisa acadêmica e seu desenvolvimento orgânico
1 – A formação pela pesquisa
Quando se faz referência ao compromisso da Universidade com uma formação sólida e crítica, seja na sua dimensão humanística ou mesmo técnica, invariavelmente acreditamos na importância da pesquisa para o cumprimento dessa prerrogativa.
Pela pesquisa o educando tem a possibilidade de ultrapassar o “já estabelecido” que é “ensinado” pelos educadores e mergulhar num universo marcado pela busca permanente de novas ou aprofundadas respostas para suas inquietações e interrogações. Trata-se de assumir uma dinâmica marcada pelo “educar pela pesquisa”.
Antes de qualquer coisa, considerar a pesquisa como força motriz dos processos educacionais exige ampliar o próprio conceito de pesquisa. Neste sentido, concordamos com as afirmações de Pedro Demo quanto à necessidade de “superar a visão unilateral de considerar pesquisa apenas seus